
Sabia que a escolha de mesas para refeitório influencia diretamente no seu negócio? O aspecto que elas estão dispostas ou seu espaçamento estão diretamente ligados com a sensação de bem estar (ou não) que ficará na experiência de quem está fazendo a refeição ali.
Vamos mostrar algumas dicas sobre como escolher mesas para refeitório e qual espaçamento médio usar entre elas.
1 – Quantidade
Primeiro de tudo, tenha em mente a quantidade de pessoas que irão comer no local. Em empresas, por exemplo, o tamanho do refeitório deve variar de acordo com a demanda de funcionários que irão almoçar em cada horário.
Não existe nada mais desagradável do que ter que esperar alguém levantar para poder se sentar e comer.
Se os funcionários almoçarem em horários diferentes, o número de mesas pode ser reduzido sem prejudicar ninguém.
2 – Tamanho
O tamanho da mesa da mesa deve ser suficiente para suportar duas bandejas de tamanho padrão do mesmo lado – uma de frente para a outra, como mostra a imagem.
É comum irmos a restaurantes (principalmente praças de alimentação de shoppings) que não suportam duas bandejas e acabam gerando uma situação desconfortável, principalmente se você não conhece a pessoa que está na sua frente.
Por isso, é importante garantir que as pessoas à mesa se sintam confortáveis e tenham espaço suficiente para suportar bandejas e copos.
3 – Circulação
A circulação do ambiente não pode ter complicações. Todo mundo sabe que espaços amplos são mais confortáveis e trazem mais qualidade de vida aos presentes.
Por isso, é recomendado um padrão mínimo entre a distância das mesas. Assim, ninguém precisa esbarrar ou ficar pedindo licença ao passar por espaços espremidos.
O padrão mínimo determina que, entre as mesas deve-se ter um espaço de pelo menos 60 cm. Já entre o espaço das costas das pessoas, deve-se assumir um espaço entre 90 cm e 1 metro.
4 – Cores
As cores das mesas de refeitório devem ser leves e suaves. Para a refeição ser um momento tranquilo, é imprescindível que as cores do ambiente sejam sóbrias.
Então não é preciso enfeitar muito nem quebrar a cabeça atrás da cor de mesa ideal – prefira tons como o azul, o marfim e o marrom.
5 – Limpeza
Nem precisa falar que a limpeza do refeitório deve ser impecável, certo? Para proporcionar uma limpeza completa, as mesas para refeitório devem ser laváveis.
E isso não é apenas um conselho, é uma regra! A NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) diz que as superfícies dos locais onde os funcionários irão comer devem ser obrigatoriamente laváveis.
Além disso, o local deve ser bem ventilado e iluminado.
Gostou das dicas sobre como escolher mesas para escritório? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, ficaremos felizes em responder.